O pecado é a transgressão da lei (1 João 3.4), devemos tratá-lo como um câncer, uma doença que pode ser fatal, é preciso ser eliminado antes que ocasione a morte (Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.); Hoje da a impressão que o pecado não é pecado mais, saiba que as suas consequências tem sido cruéis e violentas no decorrer dos séculos e os homens não podem ignorar isto. Deus enviou seu Filho para nos dar a remissão dos pecados e recebendo o seu perdão o homem  que decide andar com Ele para sempre,( Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Corintios 5.21).

      Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7


Gênesis 13
13     Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

Gênesis 18
20     Disse-lhe, pois, o Senhor: As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave

Gênesis 31
36     Jacó ficou irado e queixou-se a Labão­: Qual foi meu crime? Que pecado cometi para que você me persiga furiosamente?

Gênesis 50
17     que te disséssemos o seguinte: “Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade!” Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai. Quando recebeu o recado, José chorou.

Êxodo 10
17     Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor, o seu Deus, para que leve esta praga mortal para longe de mim.

Êxodo 20
5     Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Êxodo 28
38     Estará sobre a testa de Arão; assim ele levará a culpa de qualquer pecado que os israelitas cometerem em relação às coisas sagradas, ao fazerem todas as suas ofertas. Estará sempre sobre a testa de Arão, para que as ofertas sejam aceitas pelo Senhor.


Êxodo 32
30     No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo vossos pecados”.
31     Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si deuses de ouro.
32     Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste.
34     Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles.

Êxodo 34
7     que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações.

Daniel 4
27     Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratica a justiça e tem compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz.

Daniel 9
5     nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.
8     Ó Senhor, nós e nossos reis, nossos líderes e nossos antepassa­dos estamos envergonhados por termos pecado contra ti.
15     Ó Senhor nosso Deus, que tiraste o teu povo do Egito com mão poderosa e que fizeste para ti um nome que permanece até hoje, nós temos cometido pecado e somos culpados.
16     Agora Se­nhor, conforme todos os teus feitos justos, afasta de Jerusalém, da tua cidade, do teu santo monte, a tua ira e a tua indignação. Os nossos pecados e as iniqüidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam.
20     Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e trazendo o meu pedido ao Senhor, o meu Deus, em favor do seu santo monte —
24     Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com[31] a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo[32].

Oséias 4
8     Eles se alimentam dos pecados do meu povo e têm prazer em sua iniqüidade.
Amós 5
12     Pois eu sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.


Miquéias 1
5     Tudo por causada transgressão de Jacó, dos pecados da nação de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Acaso não é Samaria? Qual é o altar idólatra de Judá? Acaso não é Jerusalém?
13     Habitantes de Laquis[5], atrelem aos carrosas parelhas de cavalos. Vocês foram o início do pecado da cidade[6] de Sião, pois as transgressões de Israel foram aprendidas com vocês.

Miquéias 3
8     Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado.

Miquéias 6
7     Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do pecado que eu cometi?
13     Por isso, eu mesmo os farei sofrer, e os arruinarei por causa dos seus pecados.

Miquéias 7
9     Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.
18     Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.
19     De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldade se atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Zacarías 3
4     O anjo disse aos que estavam diante dele: “Tirem as roupas impuras dele”. Depois disse a Josué: “Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você”.
9     Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos[3], e eu gravarei nela uma inscrição”, declara o Senhor dos Exércitos, “e removerei o pecado desta terra num único dia.

Zacarías 5
6     Perguntei o que era aquilo, e ele me respondeu: “É uma vasilha[6]”. E disse mais: “Aí está o pecado[7] de todo o povo desta terra”.

Zacarías 13
1     Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Malaquias 2
6     A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.

Mateus 1
21     Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus[3], porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Mateus 3
6     Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Mateus 9
2     Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.
5     Que é mais fácil dizer: “Os seus pecados estão perdoados”, ou: “Levante-se e ande”?
6     Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
10     Estando Jesus em casa[43], foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores.
11     Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores?”
13     Vão aprender o que significa isto: “Desejo misericórdia, não sacrifícios”[44]. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.

Mateus 11
19     Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores”. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham.

Mateus 12
31     Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Mateus 13
41     O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal.

Mateus 18
6     Mas se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.
7     Ai do mundo, por causa das coisas que fazem cair no pecado! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!

Mateus 23
32     Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados!

Mateus 26
28     Isto é o meu sangue da aliança[131], que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
Mateus 26
45     Depois voltou aos discípulos e lhes disse: Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.

Marcos 1
4     Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
5     A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Marcos 2
5     Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.
7     “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”
9     Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande?
10     Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico —
15     Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos[7] e pecadores estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.
16     Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com pecadores e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e pecadores?”
17     Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Marcos 3
28     Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados,
29     mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno.

Marcos 8
38     Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

Marcos 11
25     E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.
26     Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados[44].

Marcos 14
41     Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

Lucas 1
77     para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados,

Lucas 3
3     Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

Lucas 5
8     Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”
20     Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.
21     Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”
23     Que é mais fácil dizer: “Os seus pecados estão perdoados”, ou: “Levante-se e ande”?
24     Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
30     Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?”
32     Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.

Lucas 6
32     Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam.
33     E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim.
34     E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devolução integral.

Lucas 7
34     Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores”.
37     Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume,

Oséias 5
5     A arrogância de Israel testifica contra eles; Israel e Efraim tropeçam em seu pecado; Judá também tropeça com eles.

Oséias 7
2     mas eles não percebem que eu me lembro de todas as suas más obras. Seus pecados os envolvem; eu os vejo constantemente.

Oséias 8
11     Embora Efraim tenha construído muitos altares para ofertas pelo pecado, eles se tornaram altares para o pecado.
13     Eles oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito.

Oséias 9
7     Os dias de castigo vêm, os dias de punição estão chegando. Que Israel o saiba. Por serem tantos os pecados, e tão grande a hostilidade de vocês, o profeta é considerado um tolo, e o homem inspirado, um louco violento.
9     Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.
15     Toda a sua impiedade começou em Gilgal; de fato, ali os odiei. Por causa dos seus pecados eu os expulsarei da minha terra. Não os amarei mais; todos os seus líderes são rebeldes.

Oséias 10
8     Os altares da impiedade[23], que foram os pecados de Israel, serão destruídos. Espinhos e ervas daninhas crescerão e cobrirão os seus altares. Então eles dirão aos montes: “Cubram-nos!”, e às colinas: “Caiam sobre nós!”
10     Quando eu quiser, os castigarei; nações serão reunidas contra eles para prendê-los por causa do seu duplo pecado.

Oséias 12
8     Efraim orgulha-se e exclama: “Como fiquei rico e abastado! Em todos os trabalhos que realizei não encontrarão em mim nenhum crime ou pecado”.

Oséias 13
12     A culpa de Efraim foi anotada; seus pecados são mantidos em registro.

Oséias 14
1     Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!
2     Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. [29]

Amós 3
14     No dia em que eu castigar Israel por causa dos seus pecados, destruirei os altares de Betel; as pontas do altar serão cortada se cairão no chão.
Lucas 7
39     Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma pecadora”.
47     Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama.
48     Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.
49     Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados?”

Lucas 11
4     Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cairem[51] tentação[52].

Lucas 13
2     Jesus respondeu: Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?

Lucas 15
1     Todos os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.
2     Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.
7     Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.
10     Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Lucas 18
13     Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”.

Lucas 19
7     Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um pecador”.

Lucas 24
7     “É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia”.
47     e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 1
29     No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 8
7     Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”.
11     “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.
21     Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”.
24     Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou[48], de fato morrerão em seus pecados.
34     Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
46     Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?

João 9
16     Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais milagrosos?” E houve divisão entre eles.
24     Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.
25     Ele respondeu: “Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!”
31     Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade.
34     Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar?” E o expulsaram.
41     Disse Jesus: Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece.

João 15
22     Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.
24     Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

João 16
8     Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
João 16
9     Do pecado, porque os homens não crêem em mim;

João 19
11     Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior”.

João 20
23     Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados.

Atos 1
18     (Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.

Atos 2
38     Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos 3
19     Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos 5
31     Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos 7
60     Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.

Atos 8
23     pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado.

Atos 10
43     Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome.

Atos 13
38     Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos 22
16     E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele”.

Atos 26
18     para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.

Romanos 3
7     Alguém pode alegar ainda: “Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador?”
9     Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem[10]? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
20     Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
25     Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação[17] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 4
7     Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados!
25     Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5
8     Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
12     Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
13     pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
14     Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
16     Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
19     Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
20     A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,
21     a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6
2     De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
6     Pois sabemos que o nosso velho homem[25] foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído[26], e não mais sejamos escravos do pecado;
7     pois quem morreu, foi justificado do pecado.
Romanos 6
10     Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
11     Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
12     Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
13     Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça.
14     Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.
16     Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
17     Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
18     Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
20     Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça.
22     Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
23     Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em[28] Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 7
7     Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás” [30].
8     Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a Lei, o pecado está morto.
9     Antes eu vivia sem a Lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.
11     Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.
13     E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.
14     Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.
17     Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
20     Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
23     mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
25     Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8
2     porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
3     Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne[32], Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado[33]. E assim condenou o pecado na carne,
10     Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo[34] por causa da justiça.

Romanos 11
27     E esta é[73] a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados[74].

Romanos 14
23     Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

1 Coríntios 6
18     Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

1 Coríntios 7
28     Mas, se vier a casar-se, não comete pecado; e, se uma virgem se casar, também não comete pecado. Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida[15], e eu gostaria de poupá-los disso.

1 Coríntios 14
24     Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

1 Coríntios 15
3     Pois o que primeiramente[31] lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
1 Coríntios 15
17     E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.
56     O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

2 Coríntios 5
19     ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
21     Deus tornou pecado[10] por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 11
7     Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus?

Gálatas 1
4     que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 2
15     Nós, judeus de nascimento e não gentios pecadores,
17     Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

Gálatas 3
22     Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Gálatas 6
1     Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Efésios 1
7     Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 2
1     Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Colossenses 1
14     em quem temos a redenção[5], a saber, o perdão dos pecados.

Colossenses 2
13     Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne[12], Deus os[13] vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

1 Tessalonicenses 2
16     esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios[4], e estes sejam salvos. Dessa forma, continuam acumulando seus pecados. Sobre eles, finalmente[5], veio a ira[6].

2 Tessalonicenses 2
3     Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado[4], o filho da perdição.

1 Timóteo 1
9     Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas,
15     Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
16     Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

1 Timóteo 5
22     Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.
24     Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento, ao passo que os pecados de outros se manifestam posteriormente.

2 Timóteo 3
6     São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis[4] sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.

Tito 3
11     Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.

Hebreus 1
3     O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 2
17     Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação[13] pelos pecados do povo.

Hebreus 3
13     Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

Hebreus 4
15     pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5
1     Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.
3     Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo.

Hebreus 7
26     É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.
Hebreus 7
27     Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

Hebreus 8
12     Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados[34].

Hebreus 9
7     No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.
26     Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.
28     assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Hebreus 10
2     Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentiriam culpados de seus pecados.
3     Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados,
4     pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
6     de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste.
8     Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” (os quais eram feitos conforme a Lei).
11     Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
12     Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
17     e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais” [45].
18     Onde esses pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles.
26     Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

Hebreus 11
25     preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.

Hebreus 12
1     Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
3     Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
4     Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.

Hebreus 13
11     O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Lugar Santíssimo, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.

Tiago 1
15     Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.

Tiago 2
9     Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

Tiago 4
8     Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
17     Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Tiago 5
15     A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
16     Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
20     lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados[12].

1 Pedro 2
22     “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.” [10]
24     Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3
18     Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo[15], mas vivificado pelo Espírito[16],
1 Pedro 4
1     Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente[18], armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo[19] rompeu com o pecado,
8     Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
18     E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?” [20]

2 Pedro 1
9     Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.

1 João 1
7     Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo[2] pecado.
8     Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9     Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
10     Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 2
2     Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos[3] pecados de todo o mundo.
12     Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

1 João 3
4     Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
5     Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.
6     Todo aquele que nele permanece não está no pecado[11]. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
8     Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
9     Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado[12], porque é nascido de Deus.

1 João 4
10     Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. [18]

1 João 5
16     Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.
17     Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
18     Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado[21]; aquele que nasceu de Deus o protege[22], e o Maligno não o atinge.

Judas 1
15     para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele.

Apocalipse 1
5     e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra[3]. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 18
4     Então ouvi outra voz dos céus que dizia: Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!
5     Pois os pecados da Babilônia acumularam-se até o céu, e Deus se lembrou dos seus crimes.

O Pecado
Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.( Salmos 33.12)
Radio ICD 2017